A utilização de impermeabilização na sua obra, traz a qualidade e confiabilidade de um produto reconhecido e amplamente utilizado no mercado.
Desde projetos de revestimento e coberturas mais simples à composição de telhados completos, você pode utilizar impermeabilização em todas as ocasiões. Tudo dependerá do orçamento da sua obra!
Aliando conforto térmico e acústico, o impermeabilização é um produto acessível que apresenta qualidade de alto nível.
A impermeabilização é fácil de transportar e manusear, o que impacta diretamente na logística e nos valores envolvidos na obra.
A durabilidade é outra vantagem da impermeabilização, consulte sempre o tempo de garantia oferecido pelo fabricante e faça a aplicação e manutenção correta da estrutura.
Caso você ainda não esteja convencido da importância de impermeabilizar os ambientes da sua construção ou reforma, é importante conhecer os motivos para realizar o procedimento.
Esse processo ajuda a proteger a parede da umidade causada pelas chuvas; a impermeabilização também contribui para os cuidados com a saúde dos moradores, isso porque esse processo previne a proliferação de fungos e bactérias; evita mofos na parede, o que aumenta a durabilidade e a manutenção estética da superfície; economia de tempo e dinheiro, pois não será necessário lidar com futuras infiltrações no futuro.
A impermeabilização dos pisos possui diferenças quando aplicados em pisos rígidos ou flexíveis.
No caso dos rígidos, o impermeabilizador se incorpora às estruturas nas quais é aplicado. Já no piso flexível, o produto não é incorporado e torna-se capaz de movimentar-se de acordo com as deformações que a estrutura venha a sofrer.
Em ambos os casos, antes de realizar a impermeabilização é necessário realizar uma limpeza em toda a superfície, retirar a poeira e qualquer outra sujeira que possa estar presente. Para essa higienização, utilize vassouras, aspiradores ou jatos de alta pressão.
Uma impermeabilização bem feita evita uma série de malefícios que possam vir a afetar sua obra e o futuro dessa construção.
Problemas na aplicação do impermeabilizante podem gerar manchas, bolhas e descamação da pintura, além de mofo e fungos. Esses danos prejudicam a vida útil de uma construção, além de serem potencialmente prejudiciais para a saúde das pessoas que moram no espaço.
Por essa razão, uma impermeabilização ajuda a garantir uma casa seca e saudável. Seja na hora da construção ou da reforma, um bom impermeabilizante é fundamental para proteger a construção de infiltrações e qualquer vazamento de água.
Além disso, o impermeabilizante também protege cômodos que possuem contato direto e mais frequente com a água. Incluem-se nessa lista banheiros, cozinhas e lavanderias.
Ao planejar construir uma casa, é importante aplicar o impermeabilizador já no projeto da obra. Caso sua parede interna já esteja pintada, será necessário lixá-la até que ela fique lisa o suficiente para a aplicação do impermeabilizante.
O planejamento da obra deve incluir a aplicação do impermeabilizador pelo menos 24 horas antes da aplicação da tinta base. A aplicação deve ser feita em pelo menos duas demãos, com intervalo de duas horas entre elas.
Nas paredes externas, antes da aplicação do impermeabilizador, é necessário checar se não há outras causas que possam gerar infiltrações. Comumente, canos furados e quebrados ou problemas no telhado costumam ser as alternativas mais frequentes.
Nesse caso, será necessário consertar a origem do problema antes de realizar o procedimento